3 erros clássicos para não cometer no Dia das Mães

Estamos no 2º trimestre do ano e com ele chegam 2 datas especiais para o varejo: dia das mães e dia dos namorados. As lojas costumam elaborar promoções e preparar estoques para essa época mais agitada. Porém sempre aparecem aqueles clássicos erros que todo mundo já cometeu.


Para evitar que esse dia das mães seja só de lembrancinhas ou pior ainda, sem presente, vamos te ajudar com dicas para evitar 4 erros clássicos na hora de organizar a sua loja para os filhos que vão comprar seus presentes. Confira:

Ignorar que mãe NÃO é tudo igual

Aquele ditado de que mãe só muda de endereço não vale muito quando estamos falando de ações para o dia das mães. Elas são diferentes e merecem atenção especial na hora de planejar as ações, inclusive a divulgação. Pense em perfis de mães que existem hoje e elenque 4 arquétipos, que são basicamente descrições de tipos de consumidores. Isso te ajudará planejar melhor as ideias.


Além daquela mãe clássica, existem muitas outras que podem não serem representadas pelo estereótipo. Se isso acontecer, muito provável que a sua loja não seja atrativa aos filhos para presentear. Dê opções de presentes que fujam  do convencional e que façam com que os filhos desejam inovar nesse dia das mães também. O ineditismo sempre chama a atenção!


Esquecer o real público-alvo da campanha

As campanhas emotivas funcionam para gerar envolvimento com as marcas, mas talvez não atinjam seu objetivo direto quando se trata de vendas. Principalmente porque no dia das mães falamos sobre elas, mas para atingir os filhos. Se a sua campanha foca no público-alvo errado, as chances das coisas não darem certo são altas.


Os filhos precisam sentir-se lembrados como quem vai comprar o presente. Trabalhar a relação mãe e filho, com promoções que remetam a momentos inesquecíveis juntos, pensar em coisas que geralmente ouvimos das nossas mães e o sentimento de amor e gratidão são ótimas opções para o dia das mães. Lembre-se que sua campanha precisa atingir que tem potencial de consumi-la.


Para te ajudar com a divulgação, principalmente nas redes sociais, separamos nosso treinamento para lojistas sobre. Só clicar no vídeo e conferir todas as nossas dicas!

Focar só na ação ou na promoção

Datas comemorativas como o dia das mães são mais complexas e precisam de um tempo de planejamento maior, não só pela importância do momento, mas por todo o apelo afetivo envolvido. Se você só pensa na promoção e esquece de fazer uma campanha de engajamento ou se esquece do apelo comercial estará enrascado.


Pense como um consumidor. O que esperar de uma loja no dia das mães? Que ela te envolva em uma campanha que te faça querer comprar e que tenha preço e condições atrativas. Essa combinação não costuma falhar. Pense em como seus clientes são, a relação que eles possam ter com suas mães e invista no combo marketing + promoção.


Curtiu nossas dicas para não errar no dia das mães? Toda semana você confere dicas para potencializar os seus resultados!


Até a próxima!