3 perguntas infalíveis para fechar uma venda

Aqui no blog já demos dicas valiosas para o seu time de vendas. Hoje voltamos a falar desses colaboradores tão importantes para a loja.


Muitos lojistas têm dificuldades quanto aos treinamento dos vendedores e isso prejudica muito os resultados com as vendas. Para dar uma força na preparação do seu time de vendas para a abordagem e negociação com os clientes, listamos 3 perguntas infalíveis para fechar uma venda.


“Como posso te ajudar?”

Todo cliente que entra na loja está em busca de uma solução para um problema. Pode ser um presente para um amigo ou parente, uma novidade que ele esperava tinha meses ou o desejo de comprar. Isso deve ser entendido pelo seu time de vendas.


A clássica ‘estou só dando uma olhadinha’ é uma defensiva para não comprar. Evite essa resposta ao máximo. Sugira que os vendedores abordem seus clientes interessados no que eles desejam. O como vai desenvolver um gatilho mental que trará para quem está atendendo a percepção do que aquela pessoa precisa. Fique atento!


“Quais seus temas favoritos?”

Se o seu time de vendas questiona sobre os gostos do cliente, terá mais pistas sobre o que ele deseja comprar e pode oferecer os modelos certos! Muitos vendedores preferem adotar uma postura mais livre em relação ao cliente. Isso dá margem para que a pessoa saia da loja sem comprar.


Claro que o vendedor não pode ser inconveniente. O seu papel é auxiliar o comprador na escolha das melhores peças, apresentando as melhores opções. Se você o provoca a pensar sobre o que ele gosta, dificilmente vai pensar em dizer não a, pelo menos, olhar alguns modelos. Essa pergunta faz com que o cliente entre em seus gostos pessoais e o seu time de vendas se insira nessa realidade.


“O que te impede de levar agora?”

Isso mesmo! Não tenha medo de provocar reflexões no seu cliente! O seu time de vendas precisa tirá-lo da zona de conforto. É muito fácil que o comprador responda negativamente se você só questiona se vai ou não fazer a compra. Entende que é mais confortável dizer não do que pensar?


Quando você pergunta sobre o que o impede de levar agora você pode detectar possíveis insatisfações quanto ao produto, valor ou forma de pagamento, além de ganhar tempo com o cliente na loja para pensar em soluções. Com isso o seu time de vendas consegue convencê-lo sem insistência, mas com conteúdo.


Curtiu nossas dicas? Agora é só encaminhar para o seu time de vendas e começar a colher os frutos! Toda semana tem conteúdo por aqui! Fique ligado!


Até a próxima!