4 passos para fazer o pós-venda na sua loja

No começo do mês passado tivemos uma live incrível falando sobre conteúdo para redes sociais. Falamos sobre ferramentas, aplicativos e temas que podem render curtidas, comentários e o mais importante: vendas! Clicando aqui você confere na íntegra como foi nosso bate-papo.

Hoje vamos falar de um assunto que pode ajudar a complementar a sua estratégia. Já ouviu falar em pós-venda? Com 4 passos simples você consegue colocar em prática e fidelizar mais clientes.

O que é o pós-venda?

Basicamente é o relacionamento com os clientes que já compraram com a sua loja e tem como objetivo manter o elo entre o seu negócio e o comprador. O pós-venda é menos comercial e mais relacional. Esse caminho é o mais seguro para quem deseja fidelizar clientes e gastar menos com a aquisição de novos clientes.


Por exemplo: uma cliente que comprou 2 camisetas com a sua loja e adorou o que levou tem mais chance de comprar novamente do que uma pessoa que acabou de seguir seu perfil no Instagram, mas que ainda não foi até a loja. Vamos aprender mais sobre o pós-venda?

1º passo: Cadastro na loja

Sabe aquele cadastro que parece antigo e sem muita utilidade? No pós-venda ele é essencial para garantir bons resultados.


Você não precisa de muitas informações, só o número de telefone e WhatsApp, endereço e data de aniversário são suficientes. O objetivo é ter documentado quem são os seus clientes e assim, conseguir conhecê-los mais. É legal pensar em algumas perguntas que sejam mais específicas para o seu objetivo com o pós-venda.

2º passo: Use o WhatsApp

O WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo de mensagens. Muitas empresas estão utilizando esse recurso para aplicar o pós-venda e até como ferramenta de prospecção de novos clientes. Produzimos um conteúdo bacana sobre o assunto tem um tempinho. Para ler e aprender mais, clique aqui.


Para fazer o pós-venda do seu negócio pelo WhatsApp é preciso ser só cuidadoso, para que o relacionamento não se torne invasão. Só envie mensagens se o seu cliente aceitar recebê-las. Por lá você pode:

  • Apurar sobre a satisfação com as peças compradas depois do uso,
  • Enviar novidades ou colher gostos para a próxima encomenda,
  • Parabenizar o cliente pelo aniversário


3º passo: Envie brindes e mimos

Lembra do endereço que pedimos lá no passo 1? Será essencial para essa ação de pós-venda. O brinde sempre aparece depois de uma compra como uma “compensação” pelo cliente ter comprado com a loja. Nesse caso se torna mais uma troca do que um presente propriamente.


Aqui a ideia é fazer o envio de alguns mimos para clientes especiais que têm um volume de compra bacana ou que a muito tempo não aparecem na loja. Não precisa gastar muito, afinal o objetivo é lembrar o cliente da sua loja e demonstrar o seu interesse por ele. Aproveite e envie um cartão escrito a mão pedindo fotos com o mimo. Isso ajuda a engajar seu público nas redes sociais.


4º passo - Apure os resultados

Depois de executar essas ações, coloque no papel todos os resultados em venda que você conquistou com o pós-venda. Isso é importante para entender se o objetivo foi alcançado e se tem algo que pode melhorar.
Além de mensurar o volume de compras, observe outros aspectos como:

  • Engajamento dos clientes com suas páginas nas redes,
  • Fluxo de pessoas na loja, principalmente de antigos clientes


Viu como dá pra fazer pós-venda sem muita dificuldade? Aqui no blog você confere dicas toda semana para tornar o seu negócio ainda mais rentável! Não deixe de conferir nossos conteúdos!


Até a próxima!