Como o ticket médio pode me ajudar a faturar mais?

Na nossa última live para lojistas o assunto foi gestão financeira. Falamos sobre vários assuntos, entre eles ticket médio. Hoje vamos conversar sobre essa ferramenta poderosa para melhorar suas finanças. Bora saber mais sobre ticket médio?

O que é o ticket médio?

Basicamente, é o valor médio de vendas por pessoa. Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas no período. Ficou confuso? Vamos te ajudar!


Esse é um dado que vai deixar claro a média de consumo de um cliente na sua loja. Se em 30 dias, 100 pessoas passaram pela loja e compraram e o seu faturamento foi de R$7.000,00, temos um ticket médio de R$70,00 por pessoa. Esse número não representa o valor total por pessoa naquele mês, mas uma média que pode ser considerada para o planejamento de vendas, promoções e valor das peças. Legal né?

Como calcular o ticket médio?

Para fazer o cálculo é necessário 3 passos:

  • Defina um período para o cálculo: pode ser um dia, uma semana ou um mês
  • Observe quantos clientes foram atendidos e o valor registrado em vendas
  • Faça a divisão e pronto! Temos seu ticket médio


Como aumentar o ticket médio?

Existem alguns fatores que podem ajudar a aumentar o ticket médio e fazer sua empresa ganhar mais. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar os números ainda neste mês:

Aumente o seu mix de produtos

Mesmo que a sua loja tenha um foco muito específico, aumentar as possibilidades de compra do seu cliente vai viabilizar um aumento também no seu ticket médio. Por exemplo: se a loja investe em camisetas, que tal pensar em canecas e sketchbooks, como formas de complementar o presente ou levar a estampa tão querida em mais de uma opção?

Com isso a pessoa que estaria comprando só uma camiseta pode levar mais uma peça. É legal pensar em combos ou sugestões de presentes casados, assim você consegue induzir seus compradores e a levarem mais, mesmo que a ideia inicial fosse só uma camiseta.

Realize promoções e dê descontos

Estamos em uma época ótima para esse tipo de ação. Como os primeiros meses do ano são mais vazios, uma promoção ou desconto é o atrativo perfeito para chamar a atenção e levar os clientes até a sua loja.

O ticket médio pode ficar abaixo do que você conquistou com as vendas de natal, mas certamente será maior do que o mesmo período do ano passado. Faça um teste: realize uma promoção, divulgue para seus clientes e depois de realizada, calcule qual a sua média em janeiro e em fevereiro. Os números falarão por si só. Produzimos um texto para te ajudar a pensar em ações para esse período mais parado. Clique aqui e leia!

Capriche no atendimento

Quanto melhor o seu cliente for atendido, maiores as chances dele voltar em outra oportunidade ou levar mais naquela compra. Por isso sempre converse com seu time de vendas sobre as estampas, os ajudando com temas que não conhecem ou novidades que chegaram. Também invista em treinamentos que os ajudem a vender melhor e com mais assertividade.


Semana passada a gente postou aqui no blog um texto com dicas para ajudar a capacitar o seu time de vendas e bater todas as metas! Clique aqui e saiba como fazer dos seus vendedores uma equipe imbatível!


Gostou das nossas dicas sobre o ticket médio? Na nossa live para lojistas do mês de janeiro falamos deste e de outros assuntos! Só assistir abaixo e colocar em prática!

Até a próxima!