Como tornar a experiência de compra da minha loja incrível?

Estamos vivendo um tempo desafiador para os empreendedores em 2019. O mercado ainda se aquecendo e lojas e produtos de todos os tipos aparecem todos os dias. Como surpreender e fidelizar quem compra na sua loja? Hoje apresentamos um guia com 4 passos para transformar a experiência de compra dos seus clientes.


O que é experiência de compra?

Lembra daquela loja em que você comprou e ficou encantado com o atendimento, design das peças e do espaço e até cafezinho lhe ofereceram? Isso tudo faz parte da experiência de compra. Nada mais é do que a relação que o cliente estabelece com uma marca ou loja, desenvolvendo gatilhos metais que torne a essa relação satisfatória, levando em conta muitos fatores. A experiência de compra vai além do preço pelo produto ou do brinde no fim da compra.


Muitas marcas investem muito na experiência de compra como a ferramenta principal de atração e fidelização de clientes. Os números comprovam que a estratégia de fato funciona: segundo a Capgemini, multinacional referência em tecnologia e experiência, 80% dos consumidores estão dispostos a pagar mais se a experiência de compra for satisfatória.


Viu? Não é só o preço que conta na decisão de compra. Vamos para nossos 4 passos!


1º passo - Invista em qualidade nos produtos

Não existe marketing bom de produto ruim. Logo, não adianta uma experiência de compra incrível se o seu produto não tiver qualidade.


Muitas lojas compram com fornecedores de qualidade inferior por conta do preço menor. No princípio pode até parecer mais vantajoso, principalmente porque a margem de repasse do valor pago no atacado para o aplicado no produto será enorme. Mas pense na insatisfação do seu cliente ao lavar sua camiseta e perceber que ela não resistirá a mais de 2 lavagens? Não terá preço barato que substitua a insatisfação dessa pessoa.


Selecione bem seus fornecedores e garanta que a experiência de compra com a sua loja passa por produtos de extrema qualidade.


2º passo - Cuide do visual da sua loja

O cliente espera mais do que um atendente que ofereça ajuda para escolher. E imagina que incrível se ele entra para escolher uma peça e dá de cara com um espaço bem decorado, cheio de referências aos produtos que a loja vende, lugar para um cafezinho, quem sabe até um bar. O que importa é que a sua experiência de compra proporcione um momento inesquecível para o seu cliente.


Vale a pena olhar para o seu público e o perfil da sua loja para saber que ações são possíveis. Mas antes de grandes mudanças, se preocupe com o básico: local para prova das peças organizado e limpo, música ambiente e produtos separados em seções ou temas para que tudo seja de fácil acesso. Já é um começo!


3º passo  - Pense em ações (não só promoções)

Muitos lojistas nossos sempre nos perguntam sobre brindes e descontos nos pedidos. Sempre questionamos com a pergunta: o que podemos oferecer fora o desconto? A lógica é a mesma. Muitas vezes o que o cliente quer é sentir-se especial, diferente. O desconto ou brinde está mais na sua cabeça como vendedor do que na do comprador. Pense nisso!


Ações para gerar uma experiência de compra relevante não são difíceis. Seguem algumas:

  • Evento de lançamento da coleção (não precisar de nada grande),
  • Porta-copos e sacolas personalizadas,
  • Envio de parabéns para os clientes no aniversário.

Claro que em alguns momentos a promoção será necessária. Mas saiba analisar esses períodos para ser certeiro!


4º passo - Invista na divulgação

Quem não se comunica…. Já dizia Chacrinha! Para que a sua loja oferece uma experiência de compra relevante, é preciso que as pessoas saibam onde está a sua loja, como chegar até lá e principalmente, o que está acontecendo lá.


As redes sociais são as principais ferramentas para atrair público para a loja e disseminar as ações que o seu negócio está fazendo. Neste mês falamos muito sobre isso no Treinamento para Lojistas no Youtube. Basta clicar no vídeo abaixo e anotar as dicas!

A experiência de compra só é relevante quando o foco da sua empresa está no cliente, verdadeira razão de você existir. Se preocupe em fazê-lo sentir que é importante e que sua opinião importa. Conte com a gente nessa tarefa!


Até a próxima!