Controle de estoque: 4 dicas infalíveis para sua loja

Controle de estoque é uma verdadeira dor de cabeça para muitas lojas. Às vezes é difícil ter controle sobre todas entradas e saídas mesmo. Mas se você não resolve essa questão isso pode resultar em problemas sérios como gastos desnecessários e a perda de clientes.


Pensando nisso produzimos um conteúdo especial ao controle de estoque com 4 dicas infalíveis para gerenciar os produtos da sua loja e garantir que nada escape da sua atenção. Let´s go!


Conheça bem seus clientes

Tão importante quanto qualquer uma das outras dicas, o conhecimento da sua cartela de clientes vai te ajudar não só no controle de estoque mas em outras ações que a loja realizar durante o ano. Essa é a chave para qualquer empresa que deseja ser conhecida e aumentar sua lucratividade.


Os gostos pessoais dos clientes, bem como sua periodicidade em comprar são determinantes para novas compras dos seus fornecedores atuais ou para trazer novos parceiros para loja. Faça pesquisas de opinião nas suas redes sociais e converse com clientes na loja. Dessa forma você realiza o controle de estoque da loja tendo em vista sempre o consumidor.

O conteúdo nas redes sociais pode te ajudar a conhecer mais sobre os seus clientes! Confira a live que fizemos sobre o assunto e saiba mais:


Defina um responsável pelo controle de estoque

Pode ser você mesmo ou algum membro do time de vendas ou um profissional que se dedique apenas a essa função. Mas é fundamental que alguém seja o responsável pelo controle de estoque.


Essa pessoa terá o papel de controlar a chegada de mercadoria, a baixa no sistema, cadastro de cada produto e controle do que já foi vendido. Geralmente essa pessoa também lida com a aquisição de novos fornecedores e pedidos com parceiros. Com a figura de um gestor de estoque ficará mais fácil de fazer o controle de estoque e evitar a desagradável frase “esse produto não tem mais”.


Crie uma ferramenta para o controle de estoque

Essa ferramenta não precisa ser software super tecnológico. Uma planilha dá conta do recado. O importante é ter um espaço para registrar a entrada e saída de peças, encomendas de clientes, bem como as datas para chegada e realização de pedidos.


Essa ferramenta também pode ajudar no controle de estoque para épocas de maior venda como o natal, dia das mães e dia dos namorados. Com 30 dias de antecedência você já pode fazer novos pedidos e acompanhar a saída por lá. Aproveite e faça comentários sobre essa movimentação. Assim fica mais fácil fazer comparações de um ano para outro.

No ano passado fizemos um treinamento sobre planejamento para o 2º semestre. Tem dicas valiosas de ferramentas que você pode utilizar! Só clicar e conferir.


Estreite seus laços com fornecedores

Muitas  vezes uma situação externa à sua loja pode afetar no controle de estoque. Por isso esteja atento às mudanças que seus fornecedores estão comunicando e esteja em contato direto com os representantes das marcas que você revende.


É essencial que esse laço seja próximo e que a relação de vocês seja de parceiros, afinal, os dois jogam no mesmo time: o do seu negócio. Assim, os dois lados podem ser transparentes um com o outro, se ajudarem em momentos de dificuldade e todo mundo sai ganhando.


Gostou das nossas dicas para o controle de estoque da sua loja ser perfeito? Aqui no blog você confere toda semana dicas para melhorar as suas vendas. Acompanhe outros posts aqui.


Até a próxima!