Marketing de Atração: 4 passos para vencer a crise!

Volta e meia ouvimos de alguns lojistas nossos de que o movimento na loja caiu, assim como as vendas. Mesmo com investimentos em anúncios em redes sociais, na estrutura física do negócio e mudança de ponto. Será que não tem nada que possa ser feito? Claro que sim! Vamos conhecer hoje o marketing de atração!


Se a sua loja precisa vender peças da estação passada, sentiu que o movimento caiu ou quer melhorar o ticket médio na troca de estações este post é para você! Vamos falar sobre o que é marketing de atração, como aplicá-lo na loja e dar dicas para vencer os tempos difíceis!

O que é o marketing de atração?

O nome já revela o que a estratégia é: marketing de atração é o conjunto de ações que uma empresa faz para atrair seu público, muitas vezes despertando interesses que não sejam propriamente comerciais, mas levarão à compra.


Com a mudança no foco de atuação da área de marketing e as dificuldades que o mercado tem sofrido, os clientes estão sendo mais exigentes e menos impulsivos. A crise gera em nós o medo de consumir sem consciência e isso faz com que compremos menos ou com menos impulsividade.


Por isso sua loja parece mais vazia. As pessoas não deixaram de comprar, só não compram de cara. O marketing de atração tem essa função de romper as barreiras com as dificuldades em comprar.

O marketing de atração é para a minha loja?

O marketing de atração não tem muitas exigências e é fácil de aplicar. Para entender como ele funciona, é importante responder a três perguntas:

  • O que a minha loja vende?
  • Por que a minha loja existe?
  • Como minha loja contribui para o mercado onde estou inserido?


Respondendo a essas questões chegamos ao que o marketing chama de autoridade de marca: aquilo que só a sua loja pode oferecer ao mercado, e por isso, sem ela o mercado não seria o mesmo. Para te ajudar a entender mais sobre a autoridade de marca, fizemos um treinamento sobre o assunto! Vale a pena conferir antes de colocar o marketing de atração para funcionar.

Como aplicar o marketing de atração?

Comece com uma ação para chamar a atenção

Já viu aquelas ações de grandes marcas que deixam todo mundo de cabelo em pé? Sempre misteriosas, as ações do marketing de atração tem como objetivo levar o cliente para a loja, surpreendê-lo e aguçar sua curiosidade.


Pode ser uma “invasão” de algum dos vilões que você trabalha na loja, um fato curioso de algum filme ou série que você vende nas estampas ou um trocadilho com o nome da loja. Tudo vale para chamar a atenção. Não fale sobre promoções nem descontos. O único objetivo é atrair o público para descobrir o que está acontecendo.


No marketing de atração é característico se preocupar com o entretenimento e diversão dos clientes, como uma forma de quebrar a resistência deles à compra. Se você toca no assunto desconto de cara, tudo poderá ir por água abaixo.

Pense em produtos especiais para a promoção

Depois do cliente entrar na loja, é hora de mostrar que o barulho que a sua loja fez não é fogo de palha! Surpreenda seu cliente com uma vantagem especial, além de um atendimento mega especial. As ações promocionais podem ser as mais variadas possível, como:

  • Leve 2 e pague 1
  • Ganhe x% de desconto na compra de y peças
  • Concorra a xs presentes


Depois de aumentar o volume da sua loja, vale a pena divulgar as promoções como um complemento da ação de marketing de atração que você fez na loja. Isso vai mostrar que tudo faz parte de uma estratégia completona.

Como medir que o marketing de atração deu certo?

Toda estratégia tem um objetivo claro: levar à venda. Por isso o principal indicador para mensurar se o marketing de atração realmente deu certo é contabilizar as vendas daquela semana ou mês, o ticket médio e por aí vai.


É importante também reparar em outros indicadores como o alcance das publicações nas redes sociais da loja, envolvimento do público com os posts e reação ao que vocês prepararam. A ideia é encantar o público e esse objetivo é muito importante para o marketing de atração.


Gostou das nossas dicas para colocar o marketing de atração em prática na sua loja? Toda semana temos dicas para potencializar seus resultados! Fique ligado!


Até a próxima!