Marketing de Oportunidade: Como fazer na minha loja?

Sabe aquele meme que fica conhecido por todos e acaba virando publicidade? Ou aquela situação que viralizou e, de repente, estava lá, estampando campanhas de marcas famosas? O marketing de oportunidade pode ser uma ferramenta forte para atrair mais vendas para o período do Dia das Mães e Dia dos Namorados.


No post de hoje vamos conhecer mais sobre o marketing de oportunidade, dicas para executar essa estratégia com sucesso e alguns exemplos para se inspirar e criar o seu. Se o seu objetivo é tornar a sua loja mais conhecida e quebrar as resistências dos clientes ao marketing do seu negócio, este post é para você!

O que é o marketing de oportunidade?

Se aproveitar de uma situação que está em evidência não se trata de oportunismo. Não se feito da forma correta. O marketing de oportunidade é a ferramenta que permite que a sua loja seja inserida em lugares e conversas em que, geralmente, ela não estaria.


O marketing de oportunidade adapta memes, músicas que estão na moda e personagens de novelas e séries. Não precisa ser engraçado nem uma cópia original. A ideia é que as pessoas se lembrem da referência que você usou assim que olharem. Se elas pensarem demais, já não vai ter funcionado.


Vamos aprender o passo a passo para fazer o marketing de oportunidade dar certo na sua loja, visando o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

Como fazer o marketing de oportunidade?

1º passo - escolha a oportunidade

Escolher a oportunidade que mais se encaixa com a sua loja é fundamental para o marketing de oportunidade dar certo. Para isso é bom seguir algumas orientações:

  • Entenda a linguagem que mais se adapta à sua loja,
  • Escolha a oportunidade mais coerente com a data,
  • Faça adaptações no texto e imagem, mas sem mudar a essência da oportunidade.


2º passo - monte a campanha

Depois de escolhida a peça para a sua divulgação, é hora de montar sua ação de marketing de oportunidade! Pode ser um post nas redes sociais da loja, um lugarzinho especial no espaço físico ou um conjunto de ações durante um período. A ideia é que todas as possibilidades para a campanha sejam exploradas.


Algumas ações que você pode trabalhar são:

  • Brincadeiras com os clientes que os instiguem a interagir com a ação,
  • Plaquinhas para fotos e espaço reservado para a ação dentro da loja,
  • Post nas redes sociais que motivam o envolvimento (comentários, compartilhamentos).

3º passo - adapte para o perfil da loja

Esse passo é muito importante. Depois de tudo definido, você só precisa adequar o marketing de oportunidade às necessidades da loja para aquele momento. Se for um período que o negócio já fica mais movimentado naturalmente, pense em como interagir com os clientes, tornar-se um ‘amigo’ deles. Caso o período é mais fraco nas vendas, é hora de investir em uma ação que leve os compradores para a loja.

Bons exemplos de marketing de oportunidade

Algumas empresas aproveitaram o marketing de oportunidade e fizeram campanhas ótimas. Selecionamos algumas para inspirar a sua:

 Coca Cola e o 7x1

Crystal e a escolha do Papa

E ai? O que achou do marketing de oportunidade? Acha que a sua loja pode aproveitar essa oportunidade para o Dia das Mães? Na próxima terça, 16 de abril, vamos conversar sobre a data na Live para Lojistas! Fique ligado!


Até a próxima!