Volume de vendas: 3 erros para não cometer

No mês de março temos live de treinamento para lojista com um tema que tem sido muito falado no mundo dos negócios: técnicas de venda. Mas antes, vamos conversar um pouco sobre volume de vendas, diretamente ligado às técnicas de negociação. Que tal duas provocações para começarmos?

  • O seu time de vendas faz tudo que pode para que o volume de vendas da  loja cresça?
  • Qual o seu papel nessa engrenagem para ajudá-lo a ser mais produtivo e eficiente?


Refletindo sobre isso vamos discutir aqui no blog sobre 3 erros que podem refletir no seu volume de vendas. Anote aí, prepare suas perguntas e alavanque seus resultados!

Agir sem planejamento

Todo mundo espera pelos resultados. Mas para que eles venham, existe um caminho que custa tempo de planejamento, cuidado na execução e avaliação periódica. Sem esses passos é impossível aumentar o volume de vendas e detectar possíveis falhas no processo ou no time.


Preocupe-se com o resultado e, em vista dele, planeje ações promocionais, treinamentos para a equipe, novidades para impulsionar o movimento na loja. Essas atitudes refletem diretamente nos números do negócio e te ajudam a perceber onde está o erro e o que fazer.


Para avaliar o volume de vendas é preciso ter dados que o ajudem na análise. Sem isso não é possível pensar em soluções para melhorar os números. Sem atitudes diferentes, os resultados serão os mesmos. Pense nisso!

Não controlar as finanças

  • "Não tenho dinheiro para comprar, acabei pagando as contas de umas peças aqui"
  • "Precisei investir em uma obra aqui, vou precisar segurar um pouco"
  • "Acumularam muitos boletos, não posso comprar."


Se você já disse uma dessas frases, certamente sabe do que estamos falando. O volume de vendas está diretamente ligado ao investimento em estoque e produtos novos. Sem isso não existem argumentos de venda e nem clientes.


Crie orçamentos e planeje as entradas e saídas da loja. Assim você sabe exatamente com o que precisa gastar, sem dores de cabeça. O que sobrar pode ser investido em reformas, novos fornecedores e alguns outros investimentos. Mas o volume de vendas deve ser sua prioridade de investimento! É ele que te dá o retorno necessário para manter o negócio de pé, não se esqueça.


Em janeiro teve treinamento sobre gestão financeira! Confira abaixo as dicas que demos para organizar a casa:

Ter vendedores despreparados

São eles um dos fatores mais importantes quando se trata de volume de vendas: os vendedores. É a partir das provocações e auxílio deles que um cliente decide comprar na sua loja. Os vendedores são, literalmente, o rosto do seu negócio, e por isso precisam de especial atenção.

Muitos empreendedores se preocupam apenas com a cobrança dos resultados e isso é uma postura a ser evitada. Prepare seus colaboradores dando condições para que eles cresçam e cobre com equilíbrio. Eles só podem ser responsabilizados por aquilo que foram preparados e conscientizados que são suas responsabilidades.


Importante também é mostrar que o volume de vendas é também um recurso essencial para o crescimento de todos. Envolva seus vendedores nessa meta!


E ai? Conseguiu acompanhar nossas dicas para melhorar seu volume de vendas? Toda semana tem conteúdo aqui no blog! Fique ligado!


Até a próxima!